Sexto encontro formativo Para Além de Princesas e Dragões foi o maior...

Sexto encontro formativo Para Além de Princesas e Dragões foi o maior de sempre

39
Dreamweb - Agência de Comunicação

Após cinco anos a decorrer na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha, o encontro formativo Para Além de Princesas e Dragões passou para o Cineteatro Alba, dado o número crescente de inscrições. Na sexta edição, a maior de sempre, 150 pessoas partilharam experiências e trocaram opiniões sobre inovação, tecnologia e criatividade na Educação, com especial enfoque no papel da biblioteca numa sociedade em constante mutação.

No primeiro dia do encontro formativo, de cariz mais teórico, foram apresentados dois painéis denominados Educar.Saber Criar.Inovar. No primeiro painel, falou-se da importância dos livros como “máquinas do tempo”, da necessidade de combater a iliteracia com a participação das famílias e do papel da escola no exercício da liberdade e no combate à “desinformação” disseminada pela Internet e pelos meios de comunicação social. Já no segundo painel, foram partilhados casos de sucesso da integração da tecnologia nas salas de aula com vista a desenvolver novas competências nas crianças.

No Sábado, um dia mais prático, foram dinamizadas seis oficinas criativas, que abarcaram temas tão diversos como as novas tecnologias, a ilustração, a exploração sonora, os media, o teatro ou a dinamização da leitura.

Para além da componente formativa, o Para Além de Princesas e Dragões contou com alguns momentos culturais na sexta-feira. Na abertura do evento, foi apresentada a performance LOCUS CORPUS, de Catarina Rodrigues, que explorou a relação entre a dança e o espaço do palco do Cineteatro Alba. Às 19h00 inaugurou-se a exposição de ilustração Telefone sem Fio, de Yara Kono, na Biblioteca Municipal e, às 21h30, após o jantar convívio, a tertúlia performativa Histórias com Música lá Dentro!, de Dulce Moreira e Mariana Santos, misturou palavras, sons e movimento para viajar entre contos, lendas e poemas sem idade no Espaço Café-Concerto.

Fonte: CM Albergaria

Smartfire - Aquecimento e Climatização