Programação da época natalícia

Programação da época natalícia

484
Dreamweb - Agência de Comunicação

O parque temático Lugar das Cores está de regresso ao centro da cidade de Albergaria-a-Velha na segunda quinzena de Dezembro. Pista de gelo, carrosséis, trampolins, Casa do Pai Natal, mascotes, mercados festivos, animação de proximidade e o criativo Colour Park vão ocupar a Alameda 5 de Outubro, transformando o espaço público num lugar mágico para as famílias.

A abertura oficial da iluminação de Natal será realizada a 1 de Dezembro. No dia 9 de Dezembro, pelas 18h00, a música clássica toma conta da Igreja Matriz de Albergaria-a-Velha para o tradicional Concerto de Natal da Orquestra Filarmonia das Beiras. Este ano, o Coro Infantil e Juvenil de Alitém acompanha a orquestra, sendo o repertório bastante ecléctico, com obras de Vivaldi e Leonard Cohen, entre outros.

Também serão realizados dois espectáculos de Natal para as crianças do pré-escolar e 1.º Ciclo do Concelho entre 11 e 13 de Dezembro. Para os Jardins-de-Infância, sobe ao palco do Cineteatro Alba A Meias da Companhia Kopinxas, um espectáculo com um toque de humor que se debruça sobre a partilha. Os estudantes do 1.º Ciclo, por seu lado, podem assistir à peça de teatro Dino, o Cavaleiro, Motoqueiro, Viajeiro, uma coprodução MUDA’TE e Município de Albergaria-a-Velha. Ainda para os mais novos, há os Ateliers de Natal durante a pausa lectiva.

A chegada do Pai Natal ao centro da cidade marca a abertura oficial do parque temático Lugar das Cores na tarde de 15 de Dezembro. Além das atracções fixas, como a pista de gelo, os carrosséis e trampolins, há uma programação complementar no Cineteatro Alba nos fins de semana, com espectáculos de circo e dança. O Mercado Municipal A Praça e outros locais estratégicos de circulação de pessoas, denominados “Pontos Lugar das Cores”, vão transformar-se em palcos improvisados para momentos performativos, que incluem música, teatro, magia, artes circenses e dança. Ainda no âmbito da programação do Lugar das Cores, o espaço Colour Park vai explorar a criatividade, com leituras encenadas, artes plásticas e experiências sensoriais e motoras para serem desfrutadas em família.

De 15 a 23 de Dezembro, o Mercadinho de Natal promove o artesanato e a doçaria locais com muitas propostas de prendas para familiares e amigos. Na semana seguinte, nos dias 29 e 30, os produtos em segunda mão estão em destaque no Mercado Urbano.

Para quem gosta de actividade física, a quadra festiva inclui o regresso do Festival de Natal nas Piscinas Municipais. Entre 17 e 22 de Dezembro, os familiares dos utentes da Escola Municipal de Natação podem participar, de forma gratuita, nas aulas de hidroginástica, adaptação ao meio aquática, natação, e nas aulas de sala – Zumba, Pilates, Local Fit e Aero Mix.

Na tarde de 22 de Dezembro, os participantes do Escape Mission – O Roubo do Saco vão também mexer-se bastante para descobrir o saco roubado do Pai Natal através de várias pistas. Um jogo divertido e criativo, que passa por alguns dos locais mais emblemáticos do centro da cidade.

A encerrar a programação de Natal em Albergaria-a-Velha, a 5 de Janeiro, a Corrida/Caminhada Nocturna dos Reis e, na tarde de 6, um Encontro de Janeiras/ Concerto de Ano Novo no Cineteatro Alba.

Promoção do Comércio Tradicional na quadra natalícia

Também decorrerá uma Campanha de Natal para incentivar a comunidade a comprar no comércio tradicional. No dia 30 de Novembro e 1 de Dezembro, há Black Friday nos estabelecimentos comerciais aderentes, com promoções em diferentes produtos e um horário alargado até às 22h00. Na sexta-feira, pelas 18h30, com vista a motivar os Albergarienses para a “corrida das compras de Natal”, realiza-se a Caminhada Color Friday, um percurso de cinco quilómetros pelo centro urbano, com partida n’ A Praça. O valor de inscrição é um bem alimentar a reverter a favor do Banco Alimentar Contra a Fome.

As compras de Natal no comércio tradicional também dão prémios. Por cada 20 euros, é dado um cupão que dá acesso ao sorteio de vales de compras no valor de 200 euros, 300 euros e 400 euros. Há sorteios nos dias 16, 23 e 30 de Dezembro e os vales devem ser descontados nos estabelecimentos comerciais aderentes.

Durante a quadra festiva, a promoção do comércio local também passa pelo Concurso de Montras de Natal, com distinções para as lojas mais criativas.

Fonte: CM Albergaria

Smartfire - Aquecimento e Climatização