O Pai Natal chega a Albergaria-a-Velha na tarde de 15 de Dezembro...

O Pai Natal chega a Albergaria-a-Velha na tarde de 15 de Dezembro acompanhado por uma banda de soldadinhos de chumbo, estrelas cintilantes e divertidas mascotes!

649
Dreamweb - Agência de Comunicação

O Pai Natal chega a Albergaria-a-Velha na tarde de 15 de Dezembro para abrir, oficialmente, o Lugar das Cores. Acompanhado por uma banda de soldadinhos de chumbo, estrelas cintilantes e divertidas mascotes, o Pai Natal sai d’ A Praça pelas 15h00 para liderar um desfile pelas principais vias do centro urbano até chegar à sua casa na Alameda 5 de Outubro onde, durante 15 dias, miúdos e graúdos podem desfrutar de várias atracções.

Pista de Gelo, carrosséis, trampolins, Casa do Pai Natal, presentes gigantes feitos por crianças e o espaço criativo Colour Park são as atracções fixas do Lugar das Cores, que inclui ainda animação de proximidade com mascotes e performances artísticas. Entre estas, destaca-se a performance teatral multidisciplinar Leo, Belita e Filhos, Magic, da Kopinxas, que nos apresenta uma família do circo onde a magia dá o mote e a sugestão para serem criadas situações carregadas de revelações cómicas. É a 21 de Dezembro, pelas 21h30.

No parque Lugar das Cores há também espaço para os mercados festivos. Nos dias 15, 16, 17, 21, 22 e 23 de Dezembro, o Mercadinho de Natal promove o artesanato e a doçaria locais com muitas propostas de prendas para familiares e amigos. Na semana seguinte, nos dias 29 e 30, os produtos em segunda mão estão em destaque no Mercadinho Urbano, um local de troca e venda de objectos que já não fazem falta lá em casa, mas que podem ser um verdadeiro achado para outra pessoa.

O Colour Park, desenvolvido pelo SAC – Serviço de Aprendizagem Criativa do Município, propõe actividades que exploram a criatividade e a inovação para um público familiar e infantil. No dia 15 de Dezembro, pelas 17h00, O Cavalinho de Pau do Menino Jesus e outros Contos de Natal é a história sugerida para uma sessão especial de leitura encenada Aos Sábados, Conto Contigo!, seguindo-se a oficina Ciência Divertida Fábrica de Brinquedos do Pai Natal. No domingo, dia 16, há leituras expressivo-teatrais com Natal Estórico de Ivo Prata às 11h00 e 15h00. De manhã, pelas 11h30 é Ver e Sentir as Cores com ColorADD. No dia 22, os mais novos podem contar com duas oficinas The Inventors, uma sobre Canetas 3D (11h00) e outra sobre Plasticina Eletrónica (15h00). Já a 23 de Dezembro, a alimentação saudável é o tema da última oficina do Colour Park – os Sabores e Tradições de Natal vão poder ser descobertos em família com os chefs da Divercook. A participação nas várias actividades é gratuita, sendo no entanto necessário fazer uma pré-inscrição para as oficinas através dos endereços sac@cm-albergaria.pt ou biblioteca@cm-albergaria.pt.

A complementar as actividades no parque temático Lugar das Cores, o público pode contar com vários espectáculos e momentos performativos em diferentes espaços do centro da cidade.

No Cineteatro Alba, a 16 de dezembro (17h00), a tradicional Gala de Circo volta a tomar conta da sala principal. Malabarismo, acrobacias e, é claro, os divertidos palhaços marcam presença num evento que é já uma marca na quadra festiva, com a produção da AlbergAR-TE – associação cultural. A 22, pelas 21h30, dá-se a volta ao Mundo com um Pai Natal desorientado em Momentos, em espectáculo que mistura música, dança, ginástica, dramatização e poesia, levado à cena pela Culturalb – Associação de Artes, Recreio e Cultura de Albergaria-a-Velha. Bella e o Natal Encantado, da aCAdemia de Dança l Clube de Albergaria, finaliza a programação no Cineteatro Alba a 23, pelas 17h00. A história gira à volta da jovem Bella, aprisionada num castelo encantado por uma assombrosa criatura que, no final revela ser muito mais do que a sua aparência demonstra. Os bilhetes para os espectáculos custam três euros, sendo de dois euros para os portadores Cartão Amigo, Cartão Sénior Municipal, Cartão Municipal de Voluntário e Jovens SUB 23. No âmbito do SAC – Serviço de Aprendizagem Criativa do Município, o Espaço Café-Concerto vai ser palco no dia 22, pelas 15h00, de uma sessão do projecto EduBéBé, com base na obra Un Caracol. A entrada é livre.

Os Pontos Lugar das Cores são a grande novidade da programação 2018. Além do espaço no parque temático, vão ser criados palcos improvisados no Mercado Municipal e na Praça Fernando Pessoa, com performances deambulantes de música, teatro, magia, artes circenses e dança. Entre as 14h00 e as 17h00, dos dias 16, 22 e 23 de Dezembro, vários grupos vão percorrer os diferentes Pontos Lugar das Cores, animando quem faz compras, toma um café numa esplanada ou simplesmente passeia na rua.

Durante o mês de Dezembro, as manhãs de mercado n’ A Praça também são animadas com performances variadas. Na segunda quinzena, as propostas são Blue Tamarilho Trio, no dia 15, e o regresso de Leo, Belita e Filhos, Magic, a 22.

A entrada no parque temático Lugar das Cores é gratuita durante a semana. Aos fins de semana, os preços variam entre os dois e os três euros, mantendo-se o acesso gratuito a menores de três anos, a portadores do Cartão Sénior Municipal, Cartão Municipal de Voluntário e senhas obtidas no âmbito da Campanha de Natal. O Horário do parque é o seguinte:

Fim de semana:
15 Dezembro: 15h00 – 20h00;
16, 22, 23, 29 e 30 Dezembro: 10h00-12h30; 14h00-20h00;
Semana:
17, 18, 19, 20, 21, 26 e 27 Dezembro: 15h00 – 19h00;
25 Dezembro e 01 janeiro: 15h00 – 19h00;
28 Dezembro: 15h00 – 20h00.

Fonte: CM Albergaria

Smartfire - Aquecimento e Climatização