Município assinala Dia Internacional da Doação de Livros

Município assinala Dia Internacional da Doação de Livros

341
Dreamweb - Agência de Comunicação

A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha assinala o Dia Internacional da Doação de Livros, a 14 de fevereiro, com a assinatura de 69 protocolos de doações relativos a diferentes recursos – livros, periódicos, CD, DVD – oferecidos por particulares à Biblioteca Municipal. A cerimónia tem lugar às 18h00.

Desde a sua abertura a 22 de junho de 2013, a Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha já recebeu 14 537 recursos, onde se incluem obras de literatura portuguesa e estrangeira, livros de Direito, jornais, publicações em série, CD e DVD, entre outros. Em alguns casos, as doações incluem bibliotecas inteiras de familiares falecidos, ou então, de pessoas que querem disponibilizar as obras reunidas ao longo de uma vida a um público mais vasto. A maior doação consiste num espólio de 7436 livros, sendo de realçar que algumas pessoas são de outros concelhos do País, como Santa Maria da Feira, Coimbra e Queluz, havendo ainda emigrantes na lista de doadores.

Os recursos doados à Biblioteca Municipal são objeto de catalogação, sendo depois disponibilizados aos leitores após a inserção no portal da Internet.

O Dia Internacional da Doação de Livros nasceu no Reino Unido com o objetivo inicial de motivar a comunidade a oferecer livros a crianças oriundas de famílias desfavorecidas. Ao longo dos anos, países de todo o Mundo têm aderido à iniciativa e acrescentado outras formas de celebrar a leitura. A 14 de fevereiro, para além da oferta de livros a crianças, é habitual doar livros a bibliotecas, escolas ou IPSS, bem como deixar livros em consultórios médicos ou paragens de autocarro, para quem quiser levar para casa.

 

Smartfire - Aquecimento e Climatização