Festival criAtiva apurou representantes Albergarienses para o Concurso Intermunicipal de Leitura

Festival criAtiva apurou representantes Albergarienses para o Concurso Intermunicipal de Leitura

156
Dreamweb - Agência de Comunicação

Miguel Branco (1.º Ciclo), João Parreira (2.º Ciclo), Sara Assis (3.º Ciclo) e Bruna Pereira (Secundário) vão representar Albergaria-a-Velha no Concurso Intermunicipal de Leitura, a decorrer em Aveiro no dia 4 de Maio. Os finalistas foram apurados no Sábado, no Festival criAtiva Leitura, que contou com a participação de estudantes dos Agrupamentos de Escolas de Albergaria-a-Velha e Branca e da Escola Profissional de Artes Performativas da Jobra.

Na Prova Oral, que teve lugar no Cineteatro Alba, os vencedores do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos e do Ensino Secundário apurados nas eliminatórias de escola responderam, de forma crítica e clara, a uma pergunta sobre a obra lida e executaram uma leitura expressiva de um excerto da mesma. O júri avaliou os concorrentes tendo em conta o conhecimento das obras a concurso, a capacidade de análise e de síntese e a forma como se expressarem em público.

Este ano, o Festival introduziu uma novidade – os Duelos de Leitura. Nesta prova, os suplentes da fase de escolas tiveram de ler, de forma expressiva, um poema de Sophia de Mello Breyner, já que em 2019 se celebra o ano do centenário da poetisa. As vencedoras dos Duelos de Leitura foram Mariana Sereno (1.º Ciclo), Inês Saraiva (2.º Ciclo), Alexandra Neves (3.º Ciclo) e Jacinta Correia (Secundário). Os vencedores da Prova Oral e dos Duelos de Leitura receberam livros como prémio.

Ao longo do Festival criAtiva houve momentos culturais de dança, teatro e música proporcionados por estudantes dos Agrupamentos de Escolas de Albergaria-a-Velha e Branca.

O criAtiva Leitura é um concurso literário destinado a promover experiências em torno do desenvolvimento de competências associadas à promoção da leitura activa, assentes em aprendizagens e criatividade. São objectivos do concurso criar e consolidar hábitos de leitura, promover o prazer de ler e estimular o desenvolvimento de competências literácitas nas crianças e jovens, durante o seu percurso escolar.

Fonte: CM Albergaria

Smartfire - Aquecimento e Climatização