CASCADE’19 simulará colapso da Barragem de Ribeiradio e consequente formação de uma...

CASCADE’19 simulará colapso da Barragem de Ribeiradio e consequente formação de uma onda que afectará os concelhos vizinhos

218
Dreamweb - Agência de Comunicação

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) acolheu, no passado dia 26 de Fevereiro a Main Planning Conference do Exercício Europeu de Protecção Civil – CASCADE’19.

O CASCADE´19 é um exercício europeu de protecção civil que irá decorrer em Portugal entre
28 de Maio e 1 de Junho de 2019, de tipo LIVEX (LIVEexercise), ou seja, com movimentação real de meios de protecção e socorro.

O objectivo é treinar e testar a capacidade de resposta conjunta e integrada do Sistema Nacional de Protecção Civil e da União Europeia, num cenário que prevê múltiplas e complexas situações de emergência, provocadas por sismos, condições meteorológicas extremas, inundações por cheias em cursos de água, acidentes com barragens, acidentes em complexos industriais e poluição marítima, que irão suceder em “cascata”.

Os diferentes Agentes de Protecção Civil, nacionais e internacionais, irão actuar segundo os protocolos operacionais fixados como se de ocorrências reais se tratassem, desencadeando as acções de resposta necessárias à resolução dos incidentes planeados, pondo em prática e testando as suas diversas capacidades e valências, designadamente de emergência médica, de evacuação de populações, de busca e resgate em estruturas colapsadas, de apoio social, de organização de zonas de concentração e de suporte às populações. Será igualmente testada a importante componente de recepção, integração e coordenação dos meios das equipas internacionais que, numa situação real, possam ser chamados a intervir no quadro de um pedido de assistência internacional.

Em Albergaria-a-Velha estará instalado um posto de comando municipal que coordenará as equipas num cenário de colapso da Barragem de Ribeiradio e consequente cenário de cheia.

Fonte: PROCIV

Smartfire - Aquecimento e Climatização