Campanha “Desperdício Zero” lançada no primeiro aniversário d’ A Praça

Campanha “Desperdício Zero” lançada no primeiro aniversário d’ A Praça

126
Dreamweb - Agência de Comunicação

Cargo bikes, bicicletas eléctricas, sacos de pano-cru, saquetas de papel e pontos de recolha de restos alimentares. No dia em que se celebra o primeiro aniversário da renovação do equipamento, são apresentadas diversas propostas para a diminuição do impacto ambiental gerado pela sua actividade regular.

Com um orçamento a rondar os 45 mil euros, o projecto Desperdício Zero passa por descarbonizar a logística do transporte dos produtos, reduzir o uso de embalagens descartáveis e de plástico, bem como fomentar junto dos clientes e comerciantes o conceito de uma cultura sustentável.

No sábado, entre as 9h00 e as 13h00, vão ser distribuídos sacos de pano pelas pessoas presentes e os operadores passarão a utilizar, sempre que possível, saquetas de papel para acondicionar os produtos comprados. N’ A Praça existem cerca de 60 operadores na área dos frescos e legumes e estima-se que, em cada dia de mercado – às Quartas e Sábados – são utilizados cerca de 5000 sacos de plástico.

No âmbito do Desperdício Zero vão ser ainda colocados no recinto dez pontos de entrega de resíduos resultantes da actividade do mercado, sendo estes “restos” depois encaminhados para dois compostores de 330 litros. Através do processo de compostagem, transforma-se o que antes era considerado lixo em material orgânico, que será aplicado nos espaços verdes do concelho. Materiais promocionais com dicas úteis sobre como evitar o desperdício alimentar vão ser distribuídos no mercado e os munícipes poderão conhecer também as primeiras cargo bikes e bicicletas eléctricas que estarão ao dispor da comunidade para o transporte de compras.

Além do arranque formal do Desperdício Zero no Mercado Municipal – “A Praça”, a festa do primeiro aniversário inclui animação deambulante e momentos musicais com estudantes da Jobra Educação. Para as crianças, há pinturas faciais e balões no Espaço Infantil e uma sessão especial Leituras com Sabor: Divercook em Família, onde será possível aprender a confeccionar receitas saudáveis para a Páscoa com a Chef Joana Sousa, fundadora do projeto The Pastry Lab. Ainda no tópico da comida, a Praça Central vai acolher uma regueifa gigante, confeccionada de acordo com a receita típica de Albergaria-a-Velha e que pode ser degustada por todos. Ao longo da manhã, será recordado o desenvolvimento do projecto da nova Praça num vídeo transmitido em ecrã gigante.

O Mercado Municipal, agora denominado “A Praça”, foi inaugurado no dia 14 de Abril. A obra contemplou um investimento de cerca de um milhão e setecentos mil euros, e teve financiamento dos fundos comunitários, através do Programa Operacional Centro 2020.

Smartfire - Aquecimento e Climatização