Biblioteca Municipal recebe 15 345 doações de particulares

Biblioteca Municipal recebe 15 345 doações de particulares

335
Dreamweb - Agência de Comunicação

No Dia Internacional da Doação de Livros, celebrado a 14 de fevereiro, o Município de Albergaria-a-Velha assinou os primeiros protocolos de doações relativos a diferentes recursos – livros, periódicos, CD, DVD – oferecidos por particulares à Biblioteca Municipal. Ao todo, munícipes e cidadãos de outros concelhos do País já ofereceram 15 345 recursos à biblioteca Albergariense desde a sua abertura em junho de 2013.

Delfim Bismarck, Vereador da Cultura, realçou a importância dos fundos documentais que são, desinteressadamente, doados à Biblioteca Municipal e que vêm enriquecer a sua coleção. O autarca lembrou que muitas pessoas não valorizam o que têm em casa e que, em alguns casos, deitam livros para o lixo. “Há publicações que se perdem para sempre”, referiu. Desta forma, todas as doações são bem-vindas, pois é informação que é preservada, e não destruída.

O Presidente da Câmara Municipal, António Loureiro, louvou também o papel dos doadores e apelidou o seu gesto de partilha com a comunidade como “um ato cívico”. Analisando os dados da Biblioteca desde a sua inauguração, António Loureiro salientou que o número de utilizadores não tem parado de crescer, tendo-se registado um aumento superior a 53 por cento em menos de cinco anos. “É um dos equipamentos municipais com mais utilizadores diários”, afirmou.

A Biblioteca Municipal tem, atualmente, 5945 utilizadores inscritos e uma coleção de 71 320 obras, contando já com as doações de 52 particulares. O ano de 2017 foi o que registou o maior número de recursos doados – 9940. A maior doação de uma única pessoa consiste num espólio de 7436 livros.

Os recursos doados à Biblioteca Municipal são objeto de catalogação, sendo depois disponibilizados aos leitores após a inserção no portal da Internet.

15-02-2018
Fonte: CM Albergaria

Smartfire - Aquecimento e Climatização