Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha recebe seminário sobre cuidadores informais

Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha recebe seminário sobre cuidadores informais

83
lar ilegal
Dreamweb - Agência de Comunicação

No dia 18 de Janeiro decorrerá o seminário Cuidados e Cuidadores na Biblioteca Municipal. Com início às 14h30, a acção é de participação gratuita, mas de inscrição obrigatória até 16 de Janeiro.

O seminário visa promover o acesso a informação e a partilha de experiências e boas práticas, procurando contribuir para uma maior percepção de auto-controlo e auto-eficácia dos cuidados informais em diversos domínios da vida do cuidador, minimizando também os efeitos secundários da sobrecarga associada ao cuidar. Ao longo da tarde, vão ser desenvolvidos dois painéis – Quem precisa de cuidados em Portugal? Diferentes olhares Cuidadores informais: e de nós, quem cuida? Desafios do século XXI.

Actualmente, cerca de 80 por cento dos cuidados são prestados por cuidadores informais. Na Europa estima-se que 32 milhões de pessoas prestem cuidados a pessoas idosas ou familiares em situação de dependência e/ou com deficiência. No entanto, estudos recentes indicam que este número poderá já ascender a 125 milhões.

As inscrições para o seminário podem ser efectuadas através de correio electrónico – susana.amaral@xzconsultores.pt e nicolau.roque@xzconsultores.pt – ou pelo número 935 139 127.

Fonte: CM Albergaria

Smartfire - Aquecimento e Climatização