Assinala-se hoje o Dia Nacional do Doente Coronário

Assinala-se hoje o Dia Nacional do Doente Coronário

99
Dreamweb - Agência de Comunicação

No dia 14 de Fevereiro comemora-se o Dia Nacional do Doente Coronário, institucionalizado por iniciativa da Fundação Portuguesa de Cardiologia e que é actualmente comemorado por todo o espaço da Comunidade Europeia. Para assinalar a data, que coincide com o mais conhecido Dia de São Valentim, a Câmara Municipal convida os munícipes a partilharem corações com quem mais amam.

Nos dias 13, 14 e 15 de Fevereiro, o Município vai disponibilizar, de forma gratuita, corações de papel na Biblioteca Municipal, Casa Municipal da Juventude e no Serviço de Atendimento ao Munícipe para os munícipes levarem e oferecerem aos entes queridos. Nos vários corações podem ler-se citações sobre o amor, mas também factores de risco para a doença coronária e formas de evitá-la.

A doença coronária é favorecida por uma série de hábitos, comportamentos e estilos de vida, como, por exemplo, a alimentação desequilibrada, a obesidade, o tabagismo, o sedentarismo, o stress, hipertensão arterial, colesterol elevado e diabetes. A incidência da doença coronária aumenta com a idade e é a mais prevalente das doenças cardiovasculares, sendo uma doença progressiva e a principal causa de morte prematura, provocando limitações físicas e perda da qualidade de vida da pessoa, nos países mais desenvolvidos.

Fonte: CM Albergaria

Smartfire - Aquecimento e Climatização