Assembleia Municipal de Albergaria-a-Velha aprova orçamento superior a 15 milhões de euros

Assembleia Municipal de Albergaria-a-Velha aprova orçamento superior a 15 milhões de euros

396
Dreamweb - Agência de Comunicação

O Orçamento e Grandes Opções do Plano 2019 do Município de Albergaria-a-Velha foi aprovado, por maioria (17 votos a favor, 8 votos contra e uma abstenção), na Assembleia Municipal. Com um montante de 15 281 569 euros.

Embora seja um orçamento de continuidade, com a manutenção e reforço de projetos já consolidados nas áreas da educação, ação social, cultura e desporto, entre outras, as Grandes Opções do Plano 2019 dão uma grande ênfase às questões da sustentabilidade ambiental, reabilitação urbana e da melhoria da qualidade de vida da população.

Já no primeiro trimestre do ano será desenvolvido um projeto de desperdício zero no Mercado Municipal “A Praça”, promovendo o reaproveitamento dos restos alimentares para compostagem, a redução da utilização do plástico com a introdução de sacos de papel, pano e cestos, bem como a disponibilização gratuita de bicicletas para o transporte de compras. Em termos de mobilidade, vai-se continuar a apostar nas vias cicláveis, com a extensão da via ente Angeja e Frossos, e os transportes colectivos serão valorizados, com a criação de circuitos e rotas flexíveis na sede do Concelho e restantes freguesias.
A frota automóvel do município será renovada com a aquisição de veículos eléctricos, irá apostar-se na eficiência energética dos equipamentos municipais, com a Piscina Municipal de Albergaria-a-Velha a ser alvo de uma intervenção em 2019. Ainda na área do ambiente, destaca-se a implementação de diversas iniciativas de valorização da Pateira de Frossos.

Atrair mais investimento, incrementar a capacidade competitiva do Município e das suas empresas e aumentar a atractividade do Concelho, promovendo o emprego, são outros grandes objectivos para o próximo ano. Assim, irá avançar com o processo de infraestruturação de novos arruamentos na Zona Industrial, criando melhores condições para a captação de mais empresas e a ampliação das existentes.

Finalmente, nas áreas da Acção Social e Educação prevê-se a concretização, em 2019, do Plano de Desenvolvimento Social e do Plano Municipal da Juventude, bem como novas actividades nos vários ciclos de ensino no âmbito da Agenda Municipal de Educação, como a segurança rodoviária, a intervenção ambiental e o pensamento computacional e programação em robótica.

Fonte: CM Albergaria

Smartfire - Aquecimento e Climatização