Presépio de Natal dos Bombeiros de Albergaria

Presépio de Natal dos Bombeiros de Albergaria

529
Dreamweb - Agência de Comunicação

Natal, símbolo do nascimento de Jesus. Símbolo da União Familiar, Vida, Paz, Esperança e Alegria.

2017, um ano fatídico, deu lugar a um novo ciclo na vida de muitas pessoas, umas porque viram partir familiares e amigos nos mais cruéis incêndios de que há memória em Portugal, outras porque perderam todos os seus bens, ficando com uma mão, cheia de nada.

Todos sabemos que não há Natal sem o pinheiro enfeitado em nossas casas, pinheiro verde que simboliza esperança.

“Este ano, o nosso pinheiro vestiu-se de negro, negro queimado!”

Com este gesto, procuramos representar os milhões de árvores, que foram carbonizadas durante os incêndios de 2017, ao longo do nosso vasto território, assim como homenagear as vítimas decorrentes dos mesmos.

Trouxemos este exemplar para junto de nós, com a intenção de perenizar na memória de todos, e homenagear, as vítimas que sucumbiram em Pedrógão e nos vários incêndios que ocorreram no mês de Outubro de 2017. Fazemo-lo através do nome escrito pelos nossos Infantes e Cadetes nas decorações que simbolizam as Estrela e as Bolas que enfeitam a nossa árvore, bolas e estrelas essas exclusivamente brancas em sinal de paz.

Assim, atribuímos às estrelas o nome de cada uma das vítimas de Pedrógão e, às bolas, o nome de cada uma das vítimas de Outubro.

No topo do pinheiro a estrela vermelha, símbolo da estrela guia dos Reis Magos, é a excepção à restante decoração, procurando homenagear o nosso camarada Gonçalo Fernando Correia Conceição, Bombeiro em Castanheira de Pêra falecido no cumprimento na nobre missão dos Bombeiros, durante o incêndio de Pedrógão.

Neste cenário por nós criado, os Reis Magos e demais figuras, também prestam a sua homenagem às vítimas, estando virados para o negro queimado, orientados pela estrela guia, simbolizando as oferendas e todos os esforços que foram feitos no apoio às vítimas desta catástrofe.

Aproveitamos a oportunidade para fazer alusão a algo que não poderíamos deixar passar em claro. A nova calamidade que assola o país.

A seca!

Simbolicamente, é representada no nosso presépio por um lago, pobre de água, alimentado por um riacho que já secou.

A consciencialização de todas estas adversidades, pelo menos a nós Bombeiros, dá-nos um alento extra na procura de um melhor desempenho da nossa acção em prol de todas as pessoas e do ambiente.

O Corpo Activo, Comando e Direcção dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha, deseja a todos um Santo Natal.

O Presépio de Natal foi elaborado pela Escola de Infantes e Cadetes com supervisão dos instrutores e apoio do Corpo Activo, Comando e Direcção dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha.

06-12-2017
Fonte: Bombeiros para Sempre

Smartfire - Aquecimento e Climatização