Crianças assinalaram Semana da Reflorestação Nacional com a plantação de sobreiros

Crianças assinalaram Semana da Reflorestação Nacional com a plantação de sobreiros

102
Dreamweb - Agência de Comunicação

Um grupo de estudantes do 1.º ano dos Centros Escolares de Alquerubim, Angeja e Laginhas plantaram, esta manhã, cerca de 60 sobreiros nos terrenos dos baldios de Valmaior, em Vila Nova de Fusos. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, com o apoio da Associação Florestal do Baixo Vouga (AFBV), visou assinalar a Semana da Reflorestação Nacional, um projeto do Movimento Plantar Portugal.

Sob a orientação de sapadores florestais, cada criança recebeu um pequeno sobreiro e ajudou no processo de plantação, desde a preparação do local até à colocação do adubo. Para além de ser uma espécie autóctone, o sobreiro é uma espécie com elevada capacidade de resiliência e resistência ao fogo, conseguindo regenerar a partir da copa quando afetada por um incêndio. Vila Nova de Fusos é uma localidade que já enfrentou várias vezes o flagelo dos incêndios e, como tal, a Câmara Municipal tem a área assinalada como zona prioritária no que diz respeito à reflorestação. Já no passado mês de março, a área de baldios recebeu uma plantação de 200 sobreiros, também envolvendo crianças no âmbito da comemoração do Dia da Árvore.

A plantação de sobreiros contou com a presença de António Loureiro, Presidente da Câmara Municipal, Catarina Mendes, Vereadora da Educação, Jorge Lemos, Presidente da Junta de Freguesia de Albergaria-a-Velha e Valmaior, Luís Sarabando, técnico da AFBV e João Cruz, responsável pelo gabinete técnico florestal do Município. No final da atividade, a Autarquia ofereceu um lanche a todas as crianças.

A Semana de Reflorestação Nacional, celebrada entre 15 e 30 de novembro, tem como objetivo sensibilizar a comunidade para a defesa e promoção das espécies naturais do País. Através das iniciativas de plantação de árvores, o Movimento Plantar Portugal pretende restituir parte do que foi perdido nos incêndios florestais. A meta é plantar um milhão de árvores, um pouco por todo o País, até ao final de 2025.

05-12-2017
Fonte: CM Albergaria

Smartfire - Aquecimento e Climatização